Visitar Barcelos


 

"Cor, movimento, vida e cultura. O concelho de Barcelos é um exemplo de proatividade e uma combinação perfeita entre tradição, inovação e modernidade. Detentor de uma beleza única, a arte, a história, e, sobretudo, as pessoas fazem de Barcelos um espaço ímpar e único que se destaca por isso mesmo do contexto Minhoto onde se insere!
Detentor de referências de identidade nacional e regional, como é o caso do Galo de Barcelos, a feira Semanal, Rosa Ramalho e o artesanato, nem por isso ficou preso a estas marcas e evolui tornando-se numa cidade jovem, dinâmica e viva, onde a inovação é uma realidade.
Os monumentos são inúmeros e retratam uma história milenar, a paisagem sublime é marcada pela harmonia da ação do homem no meio, a tradição evidente... saberes e sabores distribuídos por 89 freguesias, num total de 380 kms de encantos e recantos para descobrir
A oferta é desmedida e para todos os gostos, para conhecer, descobrir, saborear, sentir e fruir Barcelos. Conheça Barcelos e saboreie cada momento de descoberta e descontração que Barcelos e os barcelenses lhe proporcionam!"

COMO CHEGAR

"O concelho de Barcelos possui um posição central na região do Minho, fazendo parte do Eixo que liga Porto a Braga e Porto a Vigo.  O acesso a este território é simples e claro. Esta posição permite uma proximidade entre vários pontos do país e à vizinha Espanha. Entre as principais vias destacam-se pela sua importância estratégica a A3, A11 e A28 que ligam o concelho às principais vias de circulação nacionais e internacionais como a A1, A24, Auto-Pista do Atlântico e auto-estrada das Rias Baixas, ambas na vizinha Galiza.
O comboio é também uma opção válida, uma vez que Barcelos tem ligações diretas ao Porto, Viana, Valença, Braga e Vigo, por este meio, o que amplia as opções de chegada a Barcelos através deste meio cómodo.
O avião é também um meio de transporte a considerar, uma vez que a ligação rápida ao Porto e Vigo facilita a sua utilização."

MUSEU VIVO DO CAMINHO DE SANTIAGO

"Barcelos é por direito próprio o epicentro do caminho Português de peregrinação a Santiago de Compostela, uma vez que é um centro urbano com raízes históricas elencadas na tradição de peregrinação a Santiago."

A LENDA DO GALO

"A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade. Segundo esta lenda, os habitantes do burgo andavam alarmados com um crime e, mais ainda, com o facto de não se ter descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém acreditou nele. Ninguém acreditava que o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa, nem que fosse fervoroso devoto do santo que, em Compostela, se venerava, nem de S. Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado que, nesse momento, se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa, exclamando: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Risos e comentários não se fizeram esperar mas, pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz correu à forca e viu, com espanto, o pobre homem de corda ao pescoço. Todavia, o nó lasso impedia o estrangulamento. Imediatamente solto foi mandado em paz. Passados anos voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor a S. Tiago e à Virgem."

DICAS PARA CONHECER BARCELOS

"O território do concelho de Barcelos oferece um vasto conjunto de pequenas rotas que lhe permitem fruir com mais detalhe os recursos do produto turístico local, conviver com os Barcelenses, sentir e partilhar experiências que marcarão certamente a sua estadia neste concelho."
Para mais informações, consulte o site do Município de Barcelos, através do seguinte link: http://www.cm-barcelos.pt/visitar-barcelos.

POSTO DE TURISMO

Contacto:
Posto de Turismo de Barcelos
Largo Dr. José Novais, n.º27
4750-310 Barcelos
Tel.: + 351 253 811 882
Fax: + 351 253 822 188
Email: turismo@cm-barcelos.pt
GPS: 41º31´49.23"N 8º37´11.77"O

Horário
15 de Março a 30 de Setembro
2ª a 6ª - 9.30 /18.00
Sábado e Feriados - 10.00 /13.00 - 14.00/17.00
Domingos - 10.00/13.00 - 14.00/16.00
1 de Outubro a 14 de Março
2ª a 6ª - 9.30 /17.30
Sábado  - 10.00 /13.00 - 14.00/17.00
Domingos e feriados- fechado. Exceto se o feriados coincidir com a Quinta-Feira, neste caso aplica-se o horário do sábado.
Nota: Aberto no Domingo anterior ao Natal.

Termos de utilização    |    Política de privacidade    |    Política de cookies    |    Resolução Alternativa de Litígios    |    Livro de Reclamações On-line